29 de maio de 2011

Joystick Impedido pelo Juizado de Menores de cobrir a CATSU 2011


No dia 28 de Maio de 2011,  primeiro dia de evento da CATSU (Convenção de Animes e Tokusatsus de Uberlândia) foi marcada por muita indignação de fãs "menores de idade" da convenção e admiradores da cultura japonêsa. Entramos em contato com a CATSU um mês antes do evento mostrando nosso interesse de cobrir o evento, até isso tudo bem. Segundo rumores de fãs, "um grupo de pessoas se reuniram e montaram um documento alegando que na CATSU haveria uso de drogas ilegais impróprias para menores de 18 anos utilizadas no decorrer do evento sem nenhuma restrição por parte da organização." 

Também segundo os fãs esse documento chegou nas mãos da vara da infância e da juventude e eles alegaram na quarta-feira a suspensão do evento
Na quinta-feira os organizadores correram atrás para colocar o projeto para funcionar e conseguiram um alvará para que o evento acontecesse mas, uma liminar no contrato desse alvará dizia que "somente era permitida a entrada de maiores de 18 anos. Menores de 17 até 12 anos entrariam e permaneciam no evento somente acompanhados pelos Pais (Responsáveis Legais). Menores de 12 nem com responsáveis entrariam."

Segundo o organizador Tiago o acontecimento pegou os staffs e organizadores de supresa e para tentar contornar resolveram não cobrar o ingresso dos Pais que acompanhavam seus filhos no evento e devolver o dinheiro de quem já tinha comprado adiantado. Ele também comentou que a Vara da Infância e da Juventude frizou que essa censura foi ocasionada por causa dos Jogos. " - Na visão deles os jogos podem influenciar os jovens" e por isso não permitiram a entrada de menores." 

Fizemos uma pequena pesquisa com os adeptos do evento e chegamos a um numero de que 75% do público que vai a CATSU é menor de 18 anos e vão desacompanhados.

Pelo Twitter a comissão organizadora da CATSU pediu desculpas pelo acontecido e que estão trabalhando desde já para que ano que vem esteja tudo resolvido.

Queremos agradecer a atenção do Tiago conosco, não culpamos a CATSU por ter nos barrado no evento, eles estavam apenas seguindo ordens para que o evento acontecesse. Lembrando que a que CATSU faz um ótimo trabalho levando a cultura japonêsa para Uberlândia. Com certeza também foram prejudicados pelo acontecido mas o problema somente foi questão do Juizado de Menores.

Como o apresentador é menor de idade não pode realizar a cobertura por não estar acompanhado dos seus pais no evento. Esperamos a CATSU 2012 com mais novidades e com certeza com tudo pendente resolvido, promete ser o melhor evento de Animes e  Tokusatsus de Minas Gerais.

Mais informações:

- Site Oficial: www.catsu.com.br
- Twitter Oficial: @catsu_oficial

Texto: Guilherme Maia (Apresentador)

0 comentários:

Postar um comentário