16 de janeiro de 2011

PS3 desbloqueado será que é verdade?


Destravado


Parece que o ano não começou nada bem para o pessoal da Sony. Tido desde o seu lançamento como o console mais seguro já desenvolvido, o PlayStation 3 foi considerado o Everest dos video games, e, portanto, o “pico” mais desejado pelos hackers.

A escalada digital não foi fácil, muitos tentaram e alguns até chegaram às cercanias do cume, porém ninguém havia efetivamente fincado a bandeira no topo. Todavia, a montanha parece ter sido conquistada



Segundo um discussão alguns fóruns de pirataria, sites de games do mundo todo,  para tristeza da sony criaram o Jailbreak PS, um aparelho que ligado ao USB permite jogar games direto do HD, bastando ter apenas um blu-ray original no console.
A alguns dias esta notícia esta correndo pela internet e virando febre nos fóruns por todo mundo e  pelo jeito a novela “desbloqueio” do ps3 chegou ao fim.
Claro que não apoiamos a ideia, mas é algo tão bombástico que precisávamos criar um post sobre isto.
Antes de mais nada, será que é verdade?

Claro que um vídeo por ser facilmente editado com efeitos e tudo mais. Mas realmente já existe sites que já realizaram até o preview do aparelhinho mágico.

psjailbreak

Seu nome: PSJAILBREAK - (Nome que a Sony vai ter pesadelo até achar alguma solução).

Como aconteceu isso?

No final de 2010, um grupo de hackers dedicados — denominado fail0verflow — anunciou que havia conseguido quebrar o sistema de segurança do console e que, em pouco tempo, lançaria um pacote de aplicativos para que todos os donos da plataforma pudessem rodar o que quisessem em seus video games.

No entanto, a façanha do fail0verflow foi rapidamente superada por outro grande hacker, George Francis Hotz — ou GeoHot para os íntimos. George Hotz (responsável pelo hack do iPhone) foi além e, simplesmente, entregou a “chave-mestra” do PlayStation 3.


Mas o produto é legal?

Sim e não, uma vez que você comprou o aparelho você pode pintar de roxo, laranja, colocar o que quiser de acessório, afinal de contas é seu, mas temos alguns pontos que você deve pensar. Utilizando algum aparelho que possa danificar seu aparelho você perde:
  1. Garantia
  2. Acesso a PSN (leia atentamente as clausulas do contrato)
  3. Suporte aos jogos comprados pela PSN
Vale lembrar que a proposta do Jailbreak PS é realizar backup dos seus jogos, isto no seu puro conceito não é ilegal, MAS vale lembrar que abre uma brecha para pirataria, onde já imagino imagens de jogos completos distribuídos pela internet e isto é crime, e além de prejudicar a você mesmo, está prejudicando a produtora do jogo que gastou MILHÕES para produzir o jogo.
Como tudo começou
Segundo a equipe fail0verflow, o PS3 só foi hackeado porque perdeu a funcionalidade OtherOS — que permitia a instalação de outro sistema operacional, notadamente o Linux. A explicação é simplista, mas coerente.

Obviamente, existiam pessoas trabalhando na quebra da segurança do PS3 antes da remoção da funcionalidade OtherOS. No entanto, a maioria dos hackers estava contente com o fato de que a Sony, mesmo que com certo prejuízo financeiro, trabalhava com algum nível de liberdade tecnológica.

Depois da tempestade

O estrago já está feito. Salvo algum milagre digital, a Sony terá que aprender a lidar com o fato de que o seu precioso console foi definitivamente desbloqueado.

A discussão sobre hardware livre, pirataria, direitos de desenvolvimento, propriedade intelectual e segurança eletrônica pode se estender por muitas horas (ou linhas). No final das contas fica a impressão de que a indústria pode aprender com o que está acontecendo.

Ao que tudo indica, o PlayStation 3 ainda estaria impenetrável se a Sony não tivesse despertado o gigante adormecido. Se o preço para “apaziguar” a maioria dos hackers capazes de explorar ostensivamente eventuais fraquezas do seu sistema era um pouco de liberdade, será que não valeria a pena pagar por ele?

No caso do PlayStation 3 uma simples versão, limitada e bem monitorada, do Linux rendeu alguns anos de paz à Sony. Foram praticamente quatro anos inteiros sem pirataria.

Se os hackers com talento para destravar as fechaduras digitais estão buscando apenas liberdade para utilizar o hardware como quiserem em vez de rodar jogos piratas, já está na hora de todos os fabricantes reverem essa questão e pararem de tratar o caso como uma guerra ideológica.

Acordos e concessões de ambas as partes renderiam produtos mais seguros para os consumidores e menos vulneráveis à pirataria para as empresas. Plataformas nas quais jovens desenvolvedores podem exercer sua criatividade sem restrições renderiam mais jogos e funcionalidades que, eventualmente, poderiam ser absorvidas pela indústria por meios legais.




Fonte: Baixaki Jogos / Game Total - Matéria: @guiigx





0 comentários:

Postar um comentário